Clube de Regatas Piraquê

A História


Fundado em 1906, o Clube de Regatas Piraquê se estabeleceu na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde permanece até os dias atuais, sendo hoje o único Clube exclusivamente de Remo na cidade do Rio de Janeiro. O nome Piraquê foi escolhido por designar o maior rio da cidade, o qual corta a zona oeste e vai desaguar na Baía de Sepetiba. Inicialmente instalado num terreno que avançava Lagoa adentro, na foz do Rio dos Macacos, o Clube realizou benfeitorias no local que, posteriormente, passou a designar-se Ilha do Piraquê. No início da década de 40, o Clube teve que ceder o local para a Marinha do Brasil, onde até hoje permanece instalada a sede esportiva do Clube Naval. Alojado em terra firme nas imediações da ilha que adotou seu nome, o Clube de Regatas Piraquê perdeu contato com as águas da Lagoa, mas conseguiu sempre manter, mesmo assim, discretas participações nas regatas.

Filiado à Federação de Remo do Rio de Janeiro, o Piraquê tornou-se de utilidade pública em 1962. Passando por dificuldades financeiras, o Clube se afastou do Remo durante a década de 80.

Reativação

Desde 1990 o Piraquê vem renovando seu quadro social, hoje formado basicamente por remadores e desportistas engajados na revitalização náutica do Clube e na disseminação do Remo, esporte olímpico e saudável por natureza. Os esforços dos dirigentes e remadores são recompensados em 1995, quando o Clube de Regatas Piraquê conquista o Campeonato Estadual da categoria Masters.

Novo Perfil

Com a revitalização das atividades náuticas e mantendo um firme compromisso com a disseminação do remo, o Clube de Regatas Piraquê volta às origens, contando com dirigentes que são, antes de tudo, remadores apaixonados pelo Remo. Seguindo a mesma trajetória histórica por que passaram os principais clubes de remo no início do século passado, onde a camaradagem e o entusiasmo foram suficientes para a formação de um "grupo de regata" mas não foram, no entanto, suficientes para a sua manutenção no esporte, o Clube de Regatas Piraquê inova mais uma vez, ao provar a viabilidade da existência de um clube dedicado exclusivamente ao Remo.

Campeâo Carioca de 1995
Categoria Master

Veja mais notícias

Download Boletim de 1995